Você tem ideia da importância dos recursos humanos na sua empresa?

Você tem ideia da importância dos recursos humanos na sua empresa?
Publicado por:

É fato que uma empresa precisa de pessoas para sobreviver, correto? Essas pessoas só chegam e permanecem à empresa por conta do Recursos Humanos. O famoso “RH” é o responsável pela administração de todas as questões ligadas às pessoas dentro de uma organização.

Não há como imaginar uma empresa sem pessoas. Elas fazem parte de um dos pilares mais importantes dentro de uma organização. São delas as principais atividades operacionais e estratégicas que mantém o mundo corporativo em dia e que garantem não só a sobrevivência, como também o crescimento dos negócios.

Mas afinal, para que serve o RH?

Um grande erro de algumas organizações é associar o RH apenas com questões burocráticas da empresa. Ele desempenha um papel muito importante no sucesso organizacional e comercial de um negócio. De modo geral, ele é o departamento responsável pelo relacionamento entre empresa e seus funcionários. Ele é responsável por todo o processo de recrutamento e seleção de um funcionário, bem como a remuneração, treinamento, reestruturação do trabalho e relações trabalhistas. Além disso, o RH deve também monitorar comportamentos e procedimentos internos e alinhá-los às políticas da empresa, promover incentivos financeiros e reter os talentos da corporação.

Por que o RH é importante para a minha empresa?

Uma boa seleção de funcionários misturada a uma gestão eficiente é a receita básica para obter sucesso na empresa. Isto porque no lugar de um ambiente competitivo, que muitas empresas se encontram, passamos a observar um ambiente colaborativo, com profissionais satisfeitos e engajados. Além disso, o RH:

Ajuda a empresa a atingir seus objetivos;

Monitora e melhora a performance profissional;

Gerencia o relacionamento entre colaboradores e seus superiores;

Gera engajamento das equipes;

Retém e prepara os talentos.

Para uma empresa é muito importante que todas as suas áreas atuem de forma satisfatória. Neste sentido, o RH é quem coordena a administração emocional e comportamental dos funcionários da organização. Ela criará políticas de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos os envolvidos, afinal, ninguém tem rendimento em um trabalho que não se sinta confortável, não é?

Compartilhe: